WhatsApp

Fim da greve dos agentes de limpeza é solicitado pela Prefeitura de Salvador na Justiça

Data:
Atualizado em: 23 de Junho de 2026
Da redação

Gestão municipal busca decisão judicial para encerrar a paralisação e restabelecer a coleta de lixo na capital

Fim da greve dos agentes de limpeza é solicitado pela Prefeitura de Salvador na Justiça
Reprodução/Ascom/Limpurb

A Prefeitura de Salvador ingressou com uma ação na Justiça para tentar encerrar a greve dos agentes de limpeza urbana, iniciada como parte de uma mobilização nacional da categoria. Na ação, o município pede que a paralisação seja declarada ilegal e que os trabalhadores retomem imediatamente as atividades.

Segundo a gestão municipal, a interrupção dos serviços compromete atividades consideradas essenciais, como a coleta de lixo e a limpeza pública, podendo gerar impactos à saúde da população. A prefeitura também argumenta que o movimento não cumpriu as exigências previstas na Lei de Greve para serviços essenciais.

A greve foi convocada nacionalmente para pressionar o Senado a votar o Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como "PL dos Garis e Margaridas", que prevê a regulamentação da profissão e a ampliação de direitos trabalhistas para a categoria, incluindo piso salarial nacional, aposentadoria especial e adicional de insalubridade.

Enquanto aguarda a decisão da Justiça, a Prefeitura informou que mantém uma força-tarefa para reduzir os impactos da paralisação e preservar os serviços de limpeza em pontos estratégicos da cidade.

Tenha notícias
no seu e-mail