Um dos principais cartões-postais históricos de Salvador está mais próximo de voltar a receber visitantes. O Forte São Marcelo foi oficialmente cedido pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) ao Governo da Bahia, que terá até 24 meses para realizar intervenções e reabrir o espaço ao público.
A transferência foi formalizada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União e faz parte de um acordo firmado entre a SPU e a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). O termo de cessão tem validade de 20 anos e também contempla a Fortaleza de Morro de São Paulo, no município de Cairu.
Com a medida, a Setur passa a ser responsável pela restauração, conservação e gestão dos equipamentos. A proposta é transformar os espaços em polos de turismo, cultura, lazer e atividades recreativas.
Fechado para visitação desde 2011, o Forte São Marcelo é considerado um dos monumentos históricos mais emblemáticos da capital baiana. Localizado na Baía de Todos-os-Santos, o equipamento se destaca por sua estrutura circular, única no Brasil, e por sua importância na defesa de Salvador durante o período colonial.
A expectativa do governo estadual é que os investimentos garantam a preservação do patrimônio e ampliem o potencial turístico e cultural de dois dos mais importantes marcos históricos da Bahia.