O Governo Federal reconheceu, nesta terça-feira (23), a situação de emergência em Salvador em razão dos impactos provocados pelas fortes chuvas que atingem a capital baiana. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.
Com o reconhecimento federal, a prefeitura passa a ter acesso facilitado a recursos da União para ações de defesa civil, como assistência à população afetada, compra de materiais, recuperação de áreas danificadas e restabelecimento de serviços essenciais.
O decreto de situação de emergência havia sido publicado anteriormente pelo município após o aumento das ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo alagamentos, deslizamentos de terra e riscos em áreas vulneráveis. O reconhecimento da União valida a situação e permite que o município solicite apoio financeiro e operacional ao Governo Federal.